Postagens populares

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ROTEIROS DESLUMBRANTES


Cachoeiras e muitas maravilhas


Para fazer os passeios ecológicos o primeiro passo a ser dado logo na chegada a Lençóis é a contratação de um guia, recomendado pelo pessoal das pousadas. O primeiro roteiro, o das cachoeiras, pode ser feito em duas etapas: a primeira, uma caminhada de cerca de três quilômetros, abrange a Cachoeirinha, cachoeira da Primavera, poço Halley, Salão das Areias Coloridas e Serrano. A segunda, outra caminhada de 3,5 quilômetros, até o Ribeirão do Meio. Para esta e qualquer outra caminhada na Chapada é necessário calçar um bom tênis, vestir roupas leves, levar água e um lanche, de preferência frutas secas.
O conselho de Adilson é optar pelo percurso de ida mais íngreme, com maiores obstáculos na subida, para ter-se o conforto da caminhada mais fácil no retorno. A cachoeira da Primavera é o primeiro da série de espetáculos que a natureza oferece. Com cerca de seis metros de altura, formada pelo riacho Grisante, um afluente do rio Lençóis, a Primavera é uma cachoeira permanente, com água gelada e forte, ótima para massagear o corpo. O local para banho é completamente tomado por pedras. Para maior segurança, recomenda-se o banho sentado entre as pedras, por causa da força da água.
Em seguida, uma descida ao poço Halley ou poço Paraíso (nome original), formado pelo rio Lençóis e situado entre um canyon. O rio desce por sobre o leito pedregoso e se espalha para o largo, formando o poço com cerca de 3 metros de largura por 10 de comprimento e profundidade máxima de 2 metros. O local é excelente para banho e mergulho, inclusive para crianças. A água é gelada e de cor acobreada - como a maioria dos rios da chapada - por causa da grande quantidade de essência de material orgânico que a correnteza traz das nascentes. Tudo em volta é muito verde e transmite uma sensação reconfortante. Nova subida, desta vez mais suave, e chega-se aos Salões de Areias Coloridas, formados pela erosão de rochas graníticas e conglomerados de arenito, onde artesãos recolhem variados tons de areia para encher garrafas com diversos desenhos, oferecidas aos turistas como suvenir.

Banho reconfortante
A descida agora é mais suave em busca do leito do rio Lençóis para um banho reconfortante, desta vez no Serrano. O local, de antigo garimpo, é um belvedere natural, de onde se descortina a cidade e o vale do rio São José que, mais adiante, se junta ao primeiro para desaguar no Paraguaçu. O nome Serrano originou-se dos primeiros garimpeiros da área, vindos da região serrana de Minas Gerais. A queda d’água tem aproximadamente 15 metros de altura, dividida em várias quedas pequenas; a principal é conhecida como “sonrisal” porque cura qualquer ressaca. As rochas são de tonalidade rósea e incrustadas de seixos lembrando painéis em mosaico.
O Serrano fica a menos de um quilômetro de distância da cidade. Depois de uma pausa para um lanche rápido e um descanso, toma-se o rumo do Ribeirão do Meio, distante 3,5 quilômetros do centro de Lençóis. Este passeio pode ser feito a pé ou a cavalo. A cavalgada é a opção preferida também de turistas alemães, franceses e paulistas que invadem a Chapada durante o verão, como informou o vaqueiro Dazinho, 49, que aluga os animais. Depois de meia hora de cavalgada entre uma bela paisagem da mata, com direito ao perfume do alecrim do mato e o canto dos pássaros silvestres, chega-se ao rio Ribeirão. Um afluente do rio São José, que forma a escorregadeira do Ribeirão do Meio é uma diversão para crianças de todas as idades. O rio se espalha por um declive suave com 30 metros de extensão, onde as pessoas sentam e escorregam até um lago formado entre as pedras, cuja maior profundidade fica em torno de cinco metros. O local é próprio para piqueniques e já conta inclusive com pequenos pontos de apoio para venda de água mineral, cerveja e refrigerante.
Pegando uma outra trilha à direita, antes de chegar nas escorregadeiras, encontra-se a cachoeira do Sossego, que fica a exatamente oito quilômetros da cidade - seis de caminhada em trilha e dois através do leito do rio Ribeirão. O Sossego é formado por várias quedas, a mais alta com cerca de 14 metros. Uma outra cachoeira deste circuito é a do rio Mucugezinho, na margem direita de quem desce a BR-242, a 20 quilômetros de Lençóis. O rio corre em leito de pedras desalinhadas formando diversas cachoeiras e saltos, sendo o maior o poço do Diabo com um trampolim de 22 metros de altura e, em seguida um belíssimo canyon compõe o cenário . No final da tarde, de volta a Lençóis, uma deliciosa opção é almoçar uma galinha caipira ao molho pardo, especialidade do Neco’s Bar (rua Clarindo Pacheco nº15). É preciso encomendar com antecedência o almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário