Postagens populares

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CULTURA

Circuito Cultural e a Chapada Diamantina: diversidade e tradição




Até o dia 27, o Circuito Cultural da Chapada Diamantina/CCCD – Ano 2 acontece nas cidades de Andaraí, Mucugê, Rio de Contas e Irecê, além do Vale do Capão


Os grupos desta edição são: O Drama do Vale do Capão (Palmeiras), os Repentistas/Emboladores do pandeiro de Iraquara que estiveram no ano passado e os novos participantes: Jadson do Acordeom e os Mascarados de Rio de Contas. O Circuito tem a curadoria e direção artística do diretor baiano Paulo Atto que possui um longo histórico de relação com as comunidades e os grupos artísticos do interior do estado.” A força destas manifestações está sobretudo na sua espontaneidade e nascem do contexto histórico e social da região” registra Atto.
Neste final de semana temos apresentações em Andaraí no Centro Cultural da Mangueiras, sábado, 20 em Mucugê no Centro Cultural e domingo, 21, em Irecê no Auditório do Colégio Modelo.Todas as apresentações são gratuitas.

O Circuito Cultural da Chapada Diamantina cria condições para a circulação das manifestações artístico-culturais da região valorizando e divulgando a cultura local, as manifestações populares, as tradições e a memória de cada comunidade. Uma das idéias centrais do projeto é além da divulgação do trabalho dos grupos a elaboração de material,gráfico,vídeo e fotográfico que é cedido aos grupos para que os mesmo possam ter um registro documental de suas produções e assim manter a memória do trabalho e das tradições da região.

A Chapada Diamantina é uma das regiões mais belas do país com características climáticas e geográficas ímpares e além do patrimônio natural possui uma histórica que remonta à colonização e aos ciclos do ouro e do diamante responsáveis pelo aparecimento de cidades como Rio de Contas e Mucugê. As cidades guardam o reflexo dessa história através de bens imóveis do patrimônio artístico e arquitetônico e de outro lado bens imateriais como manifestações culturais que foram transmitidas através de gerações que mantém os laços sociais dos grupos e reforçam a identidade e a diversidade cultural da região.

Nesta segunda edição do Circuito Cultural da Chapada Diamantina/CCCD estamos ampliando o projeto para cinco cidades, mantendo o Vale do Capão em Palmeiras, e incluindo as cidades de Andaraí, Mucugê, Rio de Contas e também levando-o a cidades da região fisiográfica denominada de Chapada Diamantina Setentrional, onde está localizado o município de Irecê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário