Postagens populares

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ROTEIROS DESLUMBRANTES


Grutas guardam muitos mistérios



Acordar cedo é um hábito indispensável para quem quer curtir a natureza. Além disso, para fazer o roteiro das grutas é preciso levar lanternas, roupa de banho e um agasalho pois este passeio termina com o por-do-sol no morro do Pai Inácio. O primeiro ponto a visitar é a gruta da Pratinha, no município de Iraquara, a 76 quilômetros de Lençóis, pela BR-242. O local dispõe de uma pequena infraestrutura de apoio com bar, restaurante e sanitários. Para visitar a gruta da Pratinha e a gruta Azul, que ficam em propriedade particular, paga-se uma taxa de manutenção.

Trata-se de uma gruta escavada pelo rio Pratinha, quando este deixa de ser subterrâneo e aflora na superfície. A gruta tem características das regiões calcáreas, possui um tom azulado e águas cristalinas que emprestam uma beleza especial. A cavidade da gruta chega a 80 metros e o leito é coberto por micro búzios, semelhantes à areia fina. Na boca da gruta há uma vegetação típica de caatinga, com palmas que descem até quase chegar à água. Fora da gruta é permitido o banho de rio, também de águas cristalinas, onde é costume mergulhar com óculos apropriados para ver a deslumbrante fauna e a flora subaquática.

A 150 metros adiante está a gruta Azul, também com um belíssimo visual. Esta gruta se comunica com a Pratinha por um canal de água subterrâneo e sem oxigênio, que só foi percorrido até hoje por uma equipe de profissionais da revista Caminhos da Terra. É uma aventura perigosa e não recomendada a leigos. A próxima gruta, nove quilômetros adiante, e em sentido contrário, é a Lapa Doce. Com aproximadamente três quilômetros de extensão, ela encanta por suas formações de estalactites e estalagmites.

Pertinho do céu

Depois de tantas descidas ao subsolo, no final do dia chega-se pertinho do céu, escalando os 400 metros de trilha que liga o fim do asfalto ao topo do morro do Pai Inácio. Do alto deste mirante natural tem-se uma visão de 360 graus da paisagem que se torna ainda mais encantada ao sol poente. O perfil das serras verde-azuladas se confunde com nuvens douradas, o vento é muito frio e completa a sensação de se estar no topo do mundo.

Ainda partindo de Lençóis, um outro passeio fascinante é até a cachoeira Glass ou da Fumaça, no vale do Capão, município de Palmeiras, a 68 Km de Lençóis. A estrada acaba no Capão e, daí por diante, o visitante segue a pé por uma trilha íngreme e pedregosa de aproximadamente 800 metros, na serra da Larguinha. À medida que se sobe, a paisagem se descortina para o vale do Riachinho, início de uma outra caminhada para o vale do Pati. Chegando ao topo da serra anda-se mais três quilômetros por uma trilha repleta de flores e riachos gelados.

Dependendo da época, o riacho da Larguinha, que forma a cachoeira Glass, tem mais ou menos água, o que provoca o efeito “fumaça” com a queda d’água a uma altura de 420 metros e 1490 metros de altitude. Mas, ao invés de descer, a água da cachoeira sobe, levada pelo vento, formando um espetáculo de cores e formas. A velocidade e força do vento é tanta que, para chegar até a ponta do penhasco, é preciso engatinhar. Outra maneira de chegar até esta cachoeira é por baixo, através de uma trilha de aproximadamente 27 Km, a partir de Lençóis. A caminhada dura três dias e os ecologicamente corretos acampam em tocas e abrigos dentro do canyon.

Vida noturna

Ao final de três dias de passeios ecológicos na Chapada, subindo e descendo serras, escorregando em cachoeiras, caminhando e cavalgando em trilhas, é fácil descobrir porque não há vida noturna em Lençóis: a única vontade que se tem, depois desta maratona, é de cair em uma boa cama. Antes disso, porém, quem se hospeda na Pousada de Lençóis, pode ouvir histórias hilárias dos acontecimentos da cidade durante a gravação da novela global “Pedra sobre pedra”, contados por Rebeca e Dionízio Martins, os proprietários da pousada. Esta é, sem dúvida, uma outra particularidade da Chapada Diamantina. A maioria das pousadas é de propriedade de casais super simpáticos que fazem os aventureiros sentirem-se em casa.

Os passeios na Chapada são infinitos e, a cada dia, surgem novas opções. As trilhas sugerem longas caminhadas tipo trekking, byke, cavalgadas e, mais recentemente, a moda é o off-road. A cavalo, há pelo menos seis tipos de roteiros, com duração que varia entre um e cinco dias. Entre os mais requisitados está a trilha para Andaraí, passando pelo Ribeirão de Baixo, rio e cachoeira da Capivara, rio Roncador, cachoeira do Garapa, num percurso total de 36 Km; cavalgada pelo rio Santo Antonio passando de barco pelos marimbus (espécie de mini pantanal); gruta do Lapão; e o mais procurado pelo turistas alemães: Lençóis, Andaraí, Vale do Pati e vale do Capão com duração média de cinco dias. Os cavalos podem ser alugados no Hotel Fazenda do Parque e os mesmos percursos podem ser feitos em veículos de tração do tipo off-road.

Nenhum comentário:

Postar um comentário