Postagens populares

quarta-feira, 13 de julho de 2011

AUTOMÓVEIS


Nissan lança o LEAF 100% elétrico e não poluente

Durante mais de 15 anos, editei no jornal Correio da Bahia um caderno sobre automobilismo. O assunto é dos mais interessantes, uma vez que ter um carro – seja qual modelo seja – está no imaginário de homens e mulheres do planeta terra.
A partir de agora usaremos esse blog para postarmos notícias sobre automóveis, começando com o novo e revolucionário Nissan LEAF (folha em inglês), que promete ser o melhor carro para o meio ambiente.
O novo carro da Nissan tem a aprovação da Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos no quesito economia de combustível. A EPA também o avalia como o melhor veículo na categoria tamanho médio para eficiência de combustível e melhor para o meio ambiente. O novo selo (MPG) apresenta os melhores veículos no consumo de 99 milhas-por-galão em cada categoria (combinação cidade/estrada).

O Nissan LEAF 2011 não utiliza nenhum tipo de combustível e foi também avaliado na categoria melhor para o meio ambiente por não emitir gases que contribuem para o efeito estufa ou outras emissões tradicionais. O selo, que fará parte da etiqueta Nissan LEAF Monroney, está pronto para a colocação nos veículos com lançamento em dezembro.
O vice-presidente sênior de Administração e Finanças da Nissan Américas, Scott Becker, se diz satisfeito com a avaliação, pois “o selo demonstra claramente que o Nissan LEAF é a melhor opção da categoria, refletindo que é um veículo 100% elétrico, com zero de emissões.” Em sua opinião, “o selo fornece aos consumidores uma ferramenta para comparar veículos de combustíveis alternativos com aqueles de motor à combustão interna tradicional e permite que façam uma decisão de compra baseada em informações.”
As vendas do Nissan LEAF terão início em dezembro na Califórnia, Oregon, Washington, Arizona e no Tennessee. Em janeiro de 2011, as vendas começarão no Texas e no Havaí, com a apresentação adicional ao mercado no segundo semestre de 2011. Não há previsão de vendas no Brasil, como admite o presidente da companhia no país, Christian Meunier. Por enquanto, o modelo virou arma de marketing da companhia japonesa, que promove diversas ações com o elétrico para fortalecer a imagem da marca no mercado brasileiro. Entre elas, está a disponibilidade de qualquer consumidor dirigir a novidade.

A Nissan trouxe uma frota de dez unidades do Leaf - e também do compacto March - para ser mostrada ao público no chamado Nissan Inova Show (evento que promete levar a “experiência da marca” para mais de 100 mil pessoas, em 30 cidades brasileiras), mas também para provar ao governo brasileiro a viabilidade da tecnologia. Juntando esses dois “públicos”, o objetivo da montadora é fazer com que a opinião pública ajude a convencer o governo de proporcionar incentivos para a comercialização de veículos elétricos no país.

Nissan do Brasil
Presente no Brasil há dez anos, a Nissan mantém fábrica em São José dos Pinhais, Paraná, produzindo atualmente a picape Frontier e os modelos da família do monovolume Livina – Livina, Grand Livina e X-Gear. Conta ainda com uma rede de 91 concessionárias presentes nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A marca ainda oferece para o mercado brasileiro o Tiida hatch, Tiida Sedan e o Sentra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário