Postagens populares

sábado, 17 de setembro de 2011

Emoção marca 40 anos da morte de Zequinha e Lamarca



Prefeito Litercílio Júnior comanda ato político na Praça Matriz de Brotas de Macaúbas e resgata trajetória dos líderes revolucionários

Com a presença do primeiro ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos (governo Lula), Nilmário Miranda e do secretário estadual de Cultura, Albino Rubin (representando o governador Jaques Wagner), um ato público na Praça Matriz em Brotas de Macaúbas celebrou neste sábado (17) os 40 anos da morte dos líderes revolucionários Carlos Lamarca e José Campos Barreto, o Zequinha. A solenidade foi marcada pela emoção quando o prefeito Litercílio Júnior fez a chamada - nome a nome - dos mortos pela repressão militar em Brotas (Santa Bárbara, Otoniel e Zequinha Barreto, além de Lamarca). A cada nome pronunciado, as na praça respondiam “presente”.
Neste sábado e também no domingo (18), a população da região e pessoas vindas de diversas partes do país, participam do 3º Fórum de Direito à Memória e Verdade, além da 11ª Celebração aos Mátires, marcada pela sábado à tarde, na localidade de Pintada, onde Zequinha e Lamarca foram mortos. Haverá ainda, no domingo, ato político em Buriti Cristalino, onde morreram Otoniel Campos Barreto e o professor Santa Bárbara e Noite Cultural, em Brotas.

Leovan foi o grande vencedor do concurso de redação

ESTUDANTES SÃO PREMIADOS

Durante a solenidade foram premiados os alunos das escolas municipais e estaduais que participaram do concurso de redação, instituído pelo município. No ensino fundamental, a grande vencedora foi Tânia Oliveira Araújo, da Escola Luiz Eduardo Magalhães, no Cocal, ficando em segundo e terceiro lugares os alunos Rosana Mendes dos Santos (Escola Agostinho Ribeiro), de Feira Nova e Marina Rodrigues de Oliveira, da Escola Papa João Paulo I, em Brotas.
No ensino médio, o primeiro colocado foi Leovan de Oliveira Bastos. Tatiana Oliveira Lopes e Márcia Nunes dos Santos, ficaram, respectivamente, com o segundo e terceiros lugares; Todos estudantes do Colégio Estadual Papa João Paulo I. Os premiados receberam netbooks, máquinas digitais e celulares. O prefeito Júnior destacou a importância do concurso dentro da luta em busca da restauração da verdade dos acontecimentos acontecidos em 1971.

                                             Ex-ministro dos Diretos Humanos, Nilmário Miranda

IMPORTÂNCIA DO RESGATE

Nilmário Miranda falou sobre a importância desse resgate dos nomes de Lamarca e Zequinha e de todos aqueles que lutaram pela democracia no Brasil, pagando com a vida por esse gesto de amor à pátria. Disse que esteve em Brotas de Macaúbas em 1996, como membro da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos em diligência para o reconhecimento da responsabilidade do Estado pelas mortes.
Para ele, “Lamarca e Zequinha foram reconhecidos como vítimas em 1996. Em 2007 a Comissão de Anistia declarou Lamarca anistiado político e o promoveu a coronel post mortem concedendo pensão à viúva Maria Pavan e indenizou os filhos César e Cláudia forçados ainda crianças ao exílio em Cuba”. Em seu blog, Nilmário explica que “uma juíza federal suspendeu o pagamento da pensão e das indenizações sob a alegação de que Lamarca foi um "desertor", tese já julgada e desmontada pelo STJ há 12 anos”.

    O povo na praça responde "presente" à chamada dos nomes dos revolucionários mortos em 1971

Em foto de arquivo, Olderico na Pintada: 17 de setembro, dia muito difícil para a família Campos Barreto
A FALA DE OLDERICO

No pronunciamento mais forte do ato, Olderico Campos Barreto – irmão de Zequinha e Otoniel, mortos pelos militares, e ele próprio ferido na invasão da casa de seu pai, José Campos Barreto, no Buriti Cristalino, lembrou os anos de chumbo da ditadura militar e o resgate que hoje é feito para devolver a dignidade àqueles que deram a sua vida pela redemocratização do país. Ele contou que morou 17 anos em São Paulo e que resolveu voltar a Brotas na busca de oferecer alternativas aos jovens, que “não precisam sair da nossa terra para tentar a sorte em São Paulo”. Chamou a atenção dos governantes para a necessidade de “mais ações do governo para fixar os jovens aqui em nossa terra”.
Olderico falou que “o dia de hoje é um dia muito difícil para todos nós da família Campos Barreto”. Lembrou a pressão militar sobre o povo que foi preparado como num quartel para que fosse alguém da região que matasse Lamarca e Zequinha. “Graças a Deus eles não encontraram aqui esse bode espiatório”, assegurou
Os eventos em memória dos líderes revolucionários estão sendo desenvolvidos pelo Instituto Zequinha Barreto em conjunto com a Diocese da Barra e as prefeituras de Brotas de Macaúbas e Ipupiara, com apoio do governo estadual.
Também participaram do ato político, o representante do Fórum Permanente de ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo, Francisco Oliveira Prado; o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, os deputados estauais Yulo Oiticica e Neusa Cadore e o federal Amauri, além da primeira dama de Brotas, Eliene Ferro, o prefeito de Morpará, Silley Novais; de ex-companheiros de Zequinha e Lamarca, como Manoel Dias Nascimento e Roque Aprecido da Silva, vereadores locais e representantes de municípios vizinhos.

MAIS IMAGENS DOS 40 ANOS SEM ZEQUINHA E LAMARCA


Com fotos de Alberto Coutinho, fotógrafo da Secom-BA, as celebrações em Brotas de Macaúbas e na Pintada pelos 40 anos da morte de Carlos Lamarca e José Campos Barreto. O evento mobilizou o ex-ministro Nilmário Miranda, o secretário estadual de Cultura, Albino Rubim e o bispo da Diocese da Barra, Dom frei Luis Cappio, além do prefeito de Brotas de Macaúbas, Litercílio Nunes, deputados estaduais e federal, o presidente do Instituto Zequinha Barreto, Roque Aparecido e o irmão de Zequinha, Olderico Campos Barreto.
As celebrações aconteceram no dia 17 em Brotas de Macaúbas (pela manhã) e na Pintada (à tarde), localidade do vizinho município de Ipupiara onde os líderes revolucionários tombaram mortos em 1971. No domingo, igual celebração em Buriti Cristalino, terra natal da família Campos Barreto, onde – em agosto do mesmo ano – morreram Otoniel Barreto e o professor Santa Bárbara. A noite cultural em Brotas de Macaúbas, que encerraria o evento, acabou sendo cancelada.




O bispo da Barra Dom frei Luis Cappio comandou a "Celebrações pelos Mártires" na Pintada em Memorial que ele constroi na Pintada, onde o povo visitou o local da morte de Zequinha e Lamarca
O ato político em Brotas de Macaúbas reuniu políticos e ex-guerrilheiros e premiou os autores das melhores radações sobre Lamarca e Zequinha: Leovan Oliveira Bastos e Tânia Oliveira Araújo

REAÇÃO DOS MORADORES DE BROTAS DE MACAÚBAS

Em colaboração a este blog, a professora aposentata e escritora Alzira Ribeiro do Espírito Santo, que vivenciou o tempo da perseguição e morte dos líderes revolucionários José Campos Barreto, Zequinha, e Carlos Lamarca enviou o seguinte texto, onde discorda de declarações feitas em praça pública durante as celebrações pelos 40 anos de morte dos dois: 
"Eu Alzira Ribeiro do Espírito Santo e muitos brotenses ouvimos estarrecidos o pronunciamento de Olderico Campos Barreto denegrindo os "inteligentes da cidade" e os "ignorantes do interior" do município, afirmando que a população de Brotas "foi treinada como se estivesse num quartel" para matar os guerrilheiros e que muitas dessas pessoas teriam amolado facas e facões na porta de igreja Matriz no intuito de acabar com a vida de Zequinha e Lamarca, colaborando assim com os militares das três armas que aqui integraram a Operação Pajuçara no ano de 1971. Repudio tais declarações porque não conferem com a verdade. A população - em sua grande maioria - sequer sabia do que se tratava e estava com medo. Também quero assegurar ser falsa a informação de que o senhor Genésio Nunes - carcereiro da delegacia pública na época e que hoje repousa na mansão dos mortos e não pode se defender, mas nós moradores desta cidade, testemunhas vivas daqueles episódios terriveis, sabemos que o mesmo nunca fez festa em sua residência para comemorar a morte de ninguém. Com certeza está sendo usado como bode espiatório para o arrepio da verdade e a incredulidade de todos os brotenses. Enfim, aproveita-se a oportunidade para criar estórias fantasiosas, deformando a verdade, não sabendo nós com qual finalidade. Lamento a história de Brotas de Macaúbas estar caminhando em tal direção".

2 comentários:

  1. HOMENAGEM AOS 6 MÁRTIRES DA DIOCESE DE BARR BA:
    Saudade… é…

    … levar dentro do coração
    a presença de um ausente querido…
    é sentir a emoção
    de um amor perdido…
    é ter a sensação
    daquele abraço sentido…
    saudade, é simplesmente,
    sentir como permanente,
    aquele alguém ausente,
    cuja presença se pressente,
    é aquele passado,
    sempre lembrado,
    que queremos de presente
    no momento presente…
    Esperamos que se apresente,
    voltando em caráter permanente…
    É um doce sentimento,
    lembrado sem lamento,
    de um momento de felicidade,
    a ser lembrado apenas… com saudade
    Que Deus os tenha.
    Diretamente do Memorial dos Mártires Pintada BA
    Mons.Bertolomeu Gorges
    17/09/2011

    ResponderExcluir
  2. Atenção Brasil:No dia 17/09/2013 será inaugurado em Pintada de Ipupiara BA o 2º Memorial dos Mártires da America Latina.
    A Urna Funeral que contem os restos mortais do Manoel Dias já esta em Viagem.
    Mons.Bertolomeu Gorges

    ResponderExcluir