Postagens populares

terça-feira, 7 de junho de 2011

Thierry De Burghgrave lança primeiro livro


Vagabundos, não senhor – Cidadãos brasileiros e planetários conta uma experiência educativa pioneira do campo



Lançado no último dia 4, na livraria LDM, em Salvador, o livro Vagabundos, não senhor – Cidadãos brasileiros e planetários, será lançado em Brotas de Macaúbas nesta quinta-feira, dia 30, às 18h30, na Câmara Municipal. A obra conta uma experiência educativa pioneira do campo vivida pelo cooperante belga Thierry De Burghgrave, desde 1972. A publicação detalha a participação do autor na luta de um povo na busca de justiça e dignidade, através da Escola Família Agrícola, protagonista de uma Educação do Campo contextualizada, baseada na Pedagogia da Alternância que prioriza a autonomia e a solidariedade indispensáveis ao desenvolvimento sustentável.
O livro retrata ainda, através de um minucioso estudo de caso, a história do surgimento e dos primeiros anos de funcionamento de uma experiência pedagógica pioneira e inovadora na Bahia, chamada Escola Comunidade Rural - ECR, na região de Brotas de Macaúbas, nos contrafortes da Chapada Diamantina, em meados dos anos 70 do século passado.

Vagabundos, não senhor – Cidadãos brasileiros e planetários inaugura as publicações do selo editorial Agir e Pensar das EFAs do Brasil e da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil – Unefab. Tem prólogo escrito pelo presidente da Unefab, Antônio Barone Rocha e prefácio é assinado pelo bispo diocesano da Barra, Bahia, Dom frei Luis Flávio Cappio, OFM.

Além da experiência com a Escola Comunidade Rural – ECR, em Brotas de Macaúbas, Thierry De Burghgrave conta sobre grilagem de terras e a luta pelo bode na região, aí incluindo o vizinho município de Oliveira dos Brejinhos, onde acabou preso ilegalmente por estar do lado de pequenos agricultores e criadores em confronto com os senhores do poder agrícola e político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário