Postagens populares

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Brotas de Macaúbas já vive emoções da festa do Divino


As esmolas animam as comunidades e a parte musical terá Seu Maxixe, Zezo, Ismael Oliveira e a Banda Chapada

Brotas de Macaúbas, há 590 quilômetros de Salvador, no coração da Chapada Diamantina, já vive as emoções da festa do Divino que acontece este ano nos dias 11 e 12 de junho. O imperador (espécie de animador da tradicional manifestação trazida de Portugal), o ex-padre e advogado Edvando Oliveira Santos, já está percorrendo a freguesia, cantando a Bandeira de comunidade em comunidade. No último final de semana, as esmolas superlotaram o povoado de Nova Santana, mas a grande expectativa dos devotos está centrada para a chegada da Bandeira do Divino na localidade de Lagoa de Dentro, o que deve ocorrer no domingo que antecede a festa, dia 5 de junho.

Ao lado do capitão-do-Mastro, este ano o funcionário da Caixa Econômica Federal e publicitário Artur Henrique Rosa Matos, o Imperador promete fazer uma grande Festa do Divino, manifestação religiosa católica que acontece 40 dias após a Páscoa – o Pentecostes (passagem bíblica que mostra a descida do Espírito Santo em forma de línguas de fogo, levando sabedoria aos apóstolos de Jesus Cristo).

No sábado, a partir das 16h, o tropel dos cavalos desperta a multidão, anunciando a Cavalaria que traz a Bandeira do Divino com o Imperador, o Capitão e um grande número de cavaleiros que se vestem camisas vermelhas e carregam bandeiras da mesma cor. O cortejo percorre as principais ruas da cidade, parando em frente da Igreja de Nossa Senhora de Brotas onde acontece a bênção dos animais.

À noite, antecipando a novena, o Capitão percorrerá as ruas com o Mastro da festa, num momento de grande animação. O padre – frei Moisés – já está adiantando os preparativos religiosos e ensaia um coral de 20 homens e 20 mulheres para a missa solene, ponto alto da festa, às 9h do domingo, dia 12. À tarde, às 16h, a procissão carrega a imagem do Divino Espírito Santo pelas ruas e, no retorno à Matriz, é sorteado os próximos Imperador e Capitão, que darão continuidade a uma tradição de mais de 200 anos.

Na chamada parte profana, a festa será comandada pelas bandas Seu Maxixe e Chapada, que se apresentam na Praça da Matriz no sábado, dia 11; e pelo cantores Zezo e Ismael Oliveira, atrações do domingo, dia 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário