Postagens populares

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Professora lança-se escritora aos 89 anos

Alessandra Nascimento

A professora aposentada de 89 anos, Alzira Ribeiro do Espírito Santo, mais conhecida como Dona Zizinha, acaba de lançar o livro “De Alzira a Zizinha – Testemunho de verdade e Luta” contando suas memórias. A ideia surgiu após a aposentada que mora no município de Brotas de Macaubas, na Chapada Diamantina, sofrer um derrame cerebral e encontrar na escrita a chave para a cura. “Já ensinei mais de 3 mil alunos na região.


Sempre lutei pela educação e pela qualificação do professor. Fiz parte da equipe de dirigentes municipais de educação que era presidida por Eliana Kertéz nos anos 80 e também participei do 2º Fórum Nacional de Educação com a presença do professor Paulo Freire. Fiz da minha vida uma eterna luta em prol da alfabetização de jovens e adultos no município de Brotas de Macaúbas, aqui na Chapada Diamantina, pois sei que apenas com a educação é possível mudar um país”, revela.

O livro retrata partes da vida da autora que chegou a conviver com o geógrafo Milton Santos, considerado um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970. D. Zizinha, como é conhecida a professora na cidade se formou depois de aposentada, em 1979. Nas páginas do livro é possível acompanhar histórias interessantes e inéditas como momentos decisivos da historia do país a exemplo da II Guerra Mundial, nos anos 40, e dos desdobramentos da Ditadura Militar, nos anos 60, com a perseguição ao coronel Carlos Lamarca pelo exército na época da ditadura, nos municípios de Brotas de Macaúbas e Ipupiara.

A escritora também recorda um momento especial quando em 2004 sofreu um derrame. “Foi através da escrita que eu consegui dar a volta por cima. O médico disse que eu precisava fazer exercícios então acompanhei através da televisão programas de receitas como o de Ana Maria Braga, Daniel Bork e Palmirinha Onofre e foi copiando as receitas que consegui melhorar a articulação de minhas mãos, me exercitando. Assim conforme minha caligrafia ia melhorando eu via que estava progredindo”, avisa.

A luta pela educação rendeu a D. Zizinha, em 1959, uma cadeira na Câmara de Vereadores de Brotas de Macaúbas como a vereadora mais votada do município. “Comecei a lecionar em 1935. Tenho a educação como lema de minha vida. Nunca desisti da educação. O único conselho que posso deixar nesta hora é que as pessoas nunca desistam do seu sonho, pois eu sou o grande exemplo disso. Depois de passar por um momento difícil de minha saúde consegui dar a volta por cima e lançar um livro.

Quero pedir a todos os professores que nunca desistam da educação, pois ela é a única arma que temos para mudar a história do nosso país e do nosso povo”, declara.

2 comentários:

  1. Eu, enquanto cidadão e educador, vejo como muito interessante esta matéria sobre o lançamento do livro de Dona Alzira. Sempre valorizei o testemunho dessas pessoas que sabem observar o desenrolar da História. Estou aguardando a oportunidade de adquirir a obra dessa escritora que viveu boa parte do século XX e início do século XXI

    ResponderExcluir
  2. Parabéns dona Zizinha por estar nos dando essa lição de vida e a Rosalvo, por estar nos dando oportunidade de conhecer essa bela história!!

    ResponderExcluir