Postagens populares

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Sebrae e TCM firmam parceiras em 19 estados



Abertura do Encontro Técnico “O Tribunal de Contas e os Municípios”, em Juiz de Fora / Foto: Atricon

Cinco meses após o evento “Tribunal de Contas e o Desenvolvimento Local”, realizado em 25 capitais do País, já somam 19 o número de parcerias firmadas entre unidades estaduais do Sebrae e os respetivos tribunais de contas. O objetivo principal é efetivar a adoção e aplicação pelas prefeituras da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Promovido simultaneamente no dia 13 de março em 21 capitais e em dias próximos em mais quatro, o evento contou com a presença de cerca de 9.500 pessoas. Desse total, participaram do encontro 1.326 prefeitos – quase 25% do segmento –, além de secretários municipais e outros servidores que representaram 2.346 municípios – equivalente a 42% dos 5.570 municípios do País.

A iniciativa inédita marcou a parceria formalizada em outubro do ano passado entre o Sebrae, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB). Por meio da parceria surgiu o Projeto Prosperar, criado pelo Sebrae para efetivar ações conjuntas com as instituições parceiras.

Sensibilização e capacitação

No dia 5 de agosto, em Juiz de Fora (MG), no primeiro encontro técnico  “O Tribunal de Contas e os Municípios”, o presidente da Atricon e conselheiro do TCEMT, Antônio Joaquim, afirmou que “as cortes de contas são as maiores instituições da República brasileira capazes de estimular o controle social” . Fez mais um apelo para que a emenda constitucional que cria o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas seja aprovada pelo Congresso Nacional.

No mesmo evento, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Sebastião Helvecio Ramos de Castro, alertou que haverá cobrança das cortes de contas junto às administrações municipais sobre a efetivação da legislação dos pequenos negócios.

“Após a sensibilização e capacitação das prefeituras, o Tribunal de Contas vai cobrar e punir, em 2014 e 2015, quem ainda não aplicou os dispositivos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, alertou o conselheiro.

Sebastião Helvecio idealizou o Projeto Suricato, uma ferramenta eletrônica que possibilita uma fiscalização integrada e aproveita os dados e as informações disponíveis no Tribunal e em fontes externas.

Balanço das parcerias

                Até o momento, no dia 13 de março e após essa data, foram firmados termos de cooperação entre o Sebrae e o TC em 15 unidades do Brasil (AL, AM, GO, MA, MS, PA, PB, PI, RJ, RS, RO, RR, SC, SP e TO). Quatro já tinham parcerias firmadas anteriormente (ES, MG, MT e PR). O Sebrae Pará já havia assinado documento com o TCEPA, mas no dia do evento assinou também parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios.

             Aprovada há sete anos, a Lei Geral foi regulamentada até agora em 3,9 mil municípios, mas apenas cerca de mil prefeituras efetivamente tiraram a norma do papel. A ideia central da parceria entre o Sebrae, os Tribunais de Contas e IRB é capacitar agentes públicos para facilitar a aprovação da lei em todos os 5.570 municípios brasileiros e que os pequenos negócios possam usufruir plenamente de todos os benefícios.
* Redação da Rede de Prefeitos Empreendedores
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário